Sobre a Hiperidrose

Hiperidrose primária, de causa desconhecida,é a expressão dada à disfunção rara do sistema nervoso autônomo. Levando à sudorese excessiva em determinadas regiões do corpo. 

Geralmente acomete as mãos, os pés,as axilas e a face, isoladamente ou em associação. Os sintomas podem surgir na infância e continuam pelo resto da vida.

De forma inevitável, o suor ocorre sem que nada o possa impedir. Seja dentro de casa ou até mesmo nas horas mais incertas e delicadas. Sempre gerando grande incômodo e enorme constrangimento para os pacientes portadores dessa patologia.

Como consequência de tudo isto, prejuízos sociais, psicológicos e financeiros; quase sempre são inevitáveis.

A busca de soluções paliativas e adaptações passa a ser uma constância para um problema frequentemente menosprezado pela família, pelos profissionais de saúde e pelos amigos.

Soluções paliativas podem resolver momentaneamente o problema, porém geralmente terminam em sofrimento ou frustrações.

A cirurgia de simpatectomia, é hoje o método mais adequado para o tratamento da hiperidrose. 

A inervação das glândulas sudoríparas se dá pelo sistema nervoso simpático (SNS). 

Nós pacientes portadores de hiperidrose primaria, há um estímulo exagerado do SNS á essas glândulas, que por fim , determinarão uma sudorese exarcebada ao paciente.

Essa cirurgia se baseia na secção de certos pontos do tronco do nervo simpático, localizado no interior da cavidade toráxica. E a técnica de secção dependerá do local de acometimento da doença: face , palma das mãos , axila e planta dos pés.

Após o procedimento, o estímulo que era responsável por essa estimulação excessiva das glândulas sudoríparas, cessa, resolvendo em grande parte das vezes o acometimento desta patologia. 

O procedimento cirúrgico em si, é realizado  sob anestesia geral através de duas pequenas incisões de 3 mm de cada lado do tórax. E apresenta duração de cerca de 60 minutos. 

O resultado é imediato e pode ser constatado na própria sala de operação, após o despertar da anestesia. 

O paciente recebe alta no mesmo dia, não sendo necessário sua permanência no hospital. A recuperação é rápida e não apresenta limitações para retorno às atividades físicas e ao trabalho.